top of page

DMT para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, em todo o mundo, uma em cada 160 crianças tenha o transtorno. No Brasil, os dados ainda são muito limitados, mas informações do Censo Escolar mostram que o número de alunos com autismo que estão matriculados em classes comuns no Brasil aumentou 37,27% entre os anos de 2017 (77.102) e 2018 (105.842).

Como se sabe, o autismo não é um transtorno uno, mas um espectro de transtornos que variam em cada indivíduo. De acordo com o quadro clinico, o TEA pode ser classificado em: Autismo clássico, Autismo de alto desempenho (também chamado de síndrome de Asperger) e o Distúrbio global do desenvolvimento sem outra especificação (DGD-SOE).


Na maioria das vezes, o autista apresenta déficit na comunicação social ou interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento. Os cientistas ainda não sabem ao certo a causa do transtorno e nem chegaram a um consenso sobre a melhor forma de tratá-lo, mas quanto mais cedo a descoberta dos sintomas e início da estimulação de aprendizados, mais conquistas são possíveis a curto, médio e longo prazo.



Como a DMT pode contribuir na intervenção?


O principal objetivo da DMT é criar um espaço seguro e de apoio emocional e também fortalecer a imagem corporal da criança. E dentro desse espaço aprender a assimilar ordem, estrutura e significado em suas vidas e deste modo diminuir seu medo do mundo exterior. Outro objetivo principal é ajudar as crianças a obter o controle sobre seus corpos e o domínio do mundo ao seu redor por meio de experiências de movimento, levando a sentimentos positivos sobre si mesmas e seu ambiente. Desenvolver a capacidade de se relacionar com o outro é tambem um foco importante. E claro, dar oportunidade e espaço para as crianças experimentarem o prazer de se expressar com o corpo.


O dm/terapeuta é capaz de observar mudanças no fluxo, forma, ritmo e dinâmica do movimento corporal, utilizando diferentes formas de comunicação não-verbal da criança, ele é capaz de determinar cuidadosamente o nível de relacionamento no qual a criança está presa e pode conceber intervenções terapêuticas destinadas a envolver a criança, modificando lentamente seus padrões defensivos e particulares.


O uso psicoterapêutico do movimento e da dança tem funçao de apoiar as funções intelectuais, emocionais e motoras do corpo. Como uma forma de terapia expressiva, a DMT analisa a correlação entre movimento e emoção.

Texto por Sarah P. Dos Santos

dmtbrasil © 2020



Sugestões bibliográficas

Trudi Schoop ....komm und tanz mit mir! Edition Pelikn3002

Assembleia legislativa do estado de S.P ; Meinung - Autismus in Brasilien 19. Legislaturperiode - São Paulo, 24. August 2020


Moving on the spectrum: Dance/movement therapy as a potential early intervention tool for children with Autism Spectrum Disorders Volume 41, Issue 5, November 2014, Pages 545-553 (ISBN:9781784501730, 1784501735)

Freedom to Move: Movement and Dance for People with Intellectual Disabilities

Kim Dunphy, Jenny Scott MacLennan & Petty, 2003 - Medical - 264 pages (ISBN0864331851,9780864331854)

Assembleia legislativa dos Estado de Sao Paulo

Article Information

Health Education Monographs, Volume: 2 issue: 4, page(s): 354-386

Issue published: December 1, 1974 The Health Belief Model and Preventive Health Behaviour

Tratamentos para autismo: terapias essenciais para o TEA

Revista Autismo número 9 (jun/jul/ago.2020)

 
 
 

Comments


Envie-nos uma mensagem
e entraremos em contato em breve.

Obrigada!

DMTBRASIL © 2020 RIBEIRO
Todos os direitos reservados
  • 01 azul-petroleo_whatsapp
  • 01 azul-petroleo_youtube
  • 01 azul-petroleo_facebook
  • 01 azul-petroleo_instagram
bottom of page